Atendimento 24h (11) 97422-2158
Clínica para tratamento de cocaína

Clínica para tratamento de cocaína

A cocaína vem de uma planta que se chama Erythroxylon coca, muito comum nas Américas Central e do Sul. Ela costumava ser usada para reduzir os sintomas causados pela elevada altitude. Seu uso era feito da própria planta, que era mastigada pelo usuário.

Uma vez descoberta como droga, passou a haver um processo químico no qual são adicionados à planta outras substâncias, tendo como resultado final um pó que pode ser inalado ou injetado no usuário.

Inicialmente, o consumo desta droga provoca uma sensação de “barato”, o que inclui euforia e aumento da atividade mental. Porém, infelizmente, com a chegada da dependência, aumentam também os riscos de surgirem uma série de outros problemas de saúde. Siga lendo este post e conheça melhor esta substância.

 

Quais os efeitos da cocaína no organismo?

Os principais efeitos são:

  • Sensação de poder.
  • Prazer intenso.
  • Aceleração do pensamento.
  • Excitação.
  • Falta de fome e de sono.
  • Entre outros.

 

Que doenças o uso contínuo da cocaína pode provocar?

Infelizmente são muitos os problemas de saúde que o uso da substância pode provocar, entre eles:

  • Doenças crônicas diversas, as quais são de tratamento mais prolongado para controlar e, quando possível, curar.
  • Insuficiência cardíaca.
  • Insuficiência respiratória.

 

Como tratar a dependência de cocaína?

A dependência de cocaína requer tratamento realizado por uma equipe multiprofissional. É preciso ter acompanhamento de um médico psiquiatra, que avalia o estado mental do paciente, prescrevendo medicação quando necessário, especialmente em casos de crises de abstinência.

Também é preciso ser acompanhado por um médico clínico, que avalia aspectos da saúde física do dependente, buscando verificar se o consumo da droga afetou o coração ou outros órgãos do corpo.

É essencial poder contar com psicólogos e terapeutas, que ajudarão o paciente a refletir sobre sua condição, sobre os sofrimentos causados a si e aos amigos e entes queridos, bem como sobre os motivos que o levaram ao consumo de drogas. Essa etapa é muito importante para que a pessoa possa criar em si uma mentalidade de resistência e assim se mantenha sem usar drogas.

Outros profissionais, como a nutricionista – que elabora um cardápio equilibrado que favoreça o restabelecimento do organismo – o enfermeiro, que auxilia o trabalho do médico, acompanhando o estado de saúde do paciente e o preparador físico, que cria dinâmicas que permitam ao paciente se movimentar, pois a atividade física é muito importante para saúde física e mental da pessoa, são muito importantes para o sucesso do trabalho realizado.

Contar com um time de profissionais como este é fundamental, o que só em possível em uma clínica de recuperação.

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de drogas. Entre em contato com a Instituição Viver sem Drogas para conversarmos mais! 
 
Pra conversar com um especialista clique aqui! 

As informações do post foram úteis? Se você tem algum caso de dependência química na família ou desconfia disso, temos uma infinidade de materiais para auxiliá-lo. Para isso, siga nosso FacebookTwitter, e LinkedIn e tenha acesso a outros conteúdos que possam ajudar. 

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.